Verificar se está sendo informado o mesmo número de celular para o Proprietário e o Motorista e remover o telefone celular do cadastro do Proprietário. O telefone celular apenas pode ser informado para uma pessoa. |
O motorista que foi informado nessa requisição não possui cadastro prévio no Sistema e-FRETE. Os envolvidos em uma operação de Transporte (Proprietário, Veículos e Motorista) devem ser cadastrados previamente. |
A ANTT informou que: Não foi encontrado nenhum transportador com CPF/CNPJ e RNTRC informados. Retornos que possuem [ANTT] são validações com mensagens retornadas diretas dos servidores da ANTT. |
O sistema verifica se o número informado para o Telefone Celular é um número celular válido. Verifique se não foi informado um número de celular errado ou um telefone fixo. |
De acordo com a Anatel o Telefone Celular com o DDD informado necessita que seja acrescido o nono dígito no seu número, acrescente mais um 9 no início do número celular e reenvie o cadastro. |
O valor informado para o Chassi do veículo foi considerada inválida, ajuste a informação do chassi e reenvie a requisição. |
O Código IBGE de Destino não foi encontrado em nosso banco de dados. Verifique que o Código IBGE informado é válido, se necessário abra um Novo Chamado informando o protocolo retornado na mensagem para ajuda pela equipe de suporte do Sistema e-FRETE. |
De acordo com a ANTT o veículo informado não pertence a este RNTRC, ou em situação irregular. Se houver CIOT TAC-Agregado emitido para o Proprietário do Veículo toda sua frota é agregada a frota do Contratante do CIOT, ficando temporariamente indisponível |
Para ser considerada uma Filial o CNPJ da empresa precisa possuir o mesmo radical da Matriz, mesmo valor até a / (barra). |
Operações de transporte que já estão Encerradas não permitem que sejam realizadas alterações. |
Foi enviada uma requisição ao sistema sem que nela conste a autenticação do cliente. Verifique com a equipe do seu sistema integrado se está sendo realizado o Login antes de enviar outros requisições. |
Foi realizada uma tentativa de Obter um cadastro o qual não foi cadastrado em nossa base de dados, realize a chamada para Gravar este cadastro. |
O Chassi informado já está gravado para outro veículo em nosso cadastro. É necessário abrir um chamado anexando digitalização do documento do veículo para o chassi ser removido do veículo que está cadastrado. |
Não foi identificado na base da ANTT nenhum transportador com CPF/CNPJ e RNTRC informados. |
É possível vizualisar o CNPJ da IPC administração através do nosso site www.efrete.com. Selecione a opção EMPRESA posteriormente a opção CONTATO. |
Na requisição enviada não foram identificadas as informações referentes ao Tomador Serviço, verifique com a equipe que faz a gestão de seu sistema integrado para auxílio ao preenchimento destas informações. |
O conteúdo do campo Documento contido em Pagamento deve ser o mesmo do campo DocumentoViagem contido em Viagem, solicite verificação junto da equipe de seu sistema de gestão para as informações enviadas nestes campos. |
Para cadastrar-se no Sistema e-FRETE, basta acessar o menu CIOT opção Suporte. Abrir um Novo Chamado com Tipo de Problema Pré-Cadastro. Após o chamado aberto ele será encaminhado para nossa equipe e após análise com sucesso é informado o Usuário e Senha para uso exclusivo através de sistema integrado. No e-mail recebido do andamento de seu chamado clique no link depois de "Responda/Acompanhe seu chamado:" para ver o conteúdo completo do atendimento do seu chamado. O usuário e senha informado deverá ser informado para seu sistema integrado configurar seu acesso. |
Mensagens com [ANTT] são respostas enviadas pelos servidores da própria ANTT. O contratado informado nessa operação é não equiparado a TAC, sendo assim a ANTT não permite geração de operação com tipo viagem TAC-Agregado para este contratado. |
- No navegador Google Chrome, clique o ícone após a barra de endereço, representado por 3 pontos na vertical. - Clique na antepenúltima opção "Configurações". - Desça a barra de rolagem até a ultima opção "Avançado". - No quadro seguinte clique na antepenúltima opção "Gerenciar Certificados". - Na aba "Pessoal" verifique se o certificado esta instalado e consta no prazo de validade. - Clique duas vezes sobre o certificado e posterior na aba "Detalhes". - Selecione a opção "Requerente" e veja se consta a informação CN=RAZAO SOCIAL:CNPJ |
É necessário fazer o envio das Viagens e dos Pagamentos da operação antes de realizar o encerramento. A exceção está informando que o CIOT que foi tentado realizar o encerramento não possui Nenhum pagamento cadastrado. |
Para efetuar a solicitação de Deposito em Conta Corrente ou Poupança, para operações registradas usando Meio de Pagamento, basta a Transportadora logar no Sistema e-FRETE, Menu Contratante, Opção Programação de Depósito. Preencher os dados solicitados pelo Sistema e-FRETE e prosseguir para ultima tela. |
Menu Contratante opção Declarar CIOT. Existem links de arquivos para consulta de informações para auxiliar o entendimento dos dados solicitados. Após selecionar o TipoViagem e o Meio de Pagamento as telas seguintes possuem a referência de quem se precisa informar os dados, caso algum dado necessário não seja informado o sistema irá devolver uma crítica com a informação faltante para preenchimento. |
A mensagem indica que o Proprietário do caminhão com o RNTRC informado não teve seu cadastro realizado no Sistema e-FRETE. É necessário primeiro cadastrar o proprietário para em seguida cadastrar seus veículos. Recomendamos entrar em contato com seu sistema de gestão para verificar porque não está enviando o cadastro dos proprietários dos veículos envolvidos na operação automaticamente. |
Basta acessar o Sistema e-FRETE utilizando uma máquina com uma Chave de Acesso GRATUITO ou e-CNPJ da empresa instalado, clicar em Entrar no canto superior a direita e selecionar opção Chave de Acesso GRATUITO. E realizar o cadastro da empresa, ao fim do cadastro já é possível começar as emissões. |
Esta é uma pessoa física registrada como motorista e possui um frete em aberto com outra Transportadora que utiliza o Sistema e-FRETE como Meio de Pagamento o qual ainda possui ao menos um frete em que nem todos os pagamentos foram transacionados. Dessa forma o sistema não permite que seja alterado o telefone celular por outra empresa onde não temos confirmação que o novo telefone é válido. Existem duas possibilidades de solução: 1) A empresa pergunte para a pessoa o telefone que utilizou com a transportadora que gerou frete utilizando o Sistema e-FRETE como meio de pagamento e informar o mesmo telefone registrado em nosso sistema. 2) O motorista entrar em contato com nossa equipe de atendimento e alterar seu telefone para o número que a transportadora está enviando. |
Este proprietário é uma pessoa física e também um motorista que possui ao menos um frete com pagamento em aberto utilizando o Sistema e-FRETE como Meio de Pagamento, desta forma o sistema não permite que seu celular seja alterado por uma Transportadora diferente daquela que declarou a operação. Para prosseguir a mensagem indica o telefone que deve ser solicitado ao proprietário e informado em seu cadastro. |
Mensagens que se iniciam com [ANTT] são retornos diretos dos servidores da Agência Nacional de Transportes Terrestres que apenas retransmitimos. Esse erro indica que o servidor da ANTT não encontrou o Transportador/Contratado/Proprietário do caminhão na requisição enviada. Devido a instabilidade nos servidores da ANTT essa mensagem tem se apresentado mesmo em casos os quais os dados informados estão corretos, indicamos aguardarem algum tempo e repetir o envio da requisição, não temos como dar uma previsão de estabilização pois essa mensagem não é processada por nossos servidores. Em caso de dúvidas recomendamos entrar em contato diretamente com a ANTT para maiores informações. |
O sistema de gestão utilizado (integrador) teve a habilitação de sua integração suspensa por alguma pendência após tentativas de contato prévio para resolver o problema com prazo para ajuste sem sucesso. Solicite que o mesmo entre em contato com a equipe de desenvolvimento do Sistema e-FRETE para verificar com maiores detalhes sobre a pendência existente e as ações necessárias para solução do problema. |
Caso a Chave de Acesso GRATUITO ou o Certificado Digital (e-CPF ou e-CNPJ) não esteja sendo reconhecido pelo sistema, siga os seguintes passos: - Verifique se o mesmo está instalado no navegador desejado; - Verifique se não há um software anti vírus bloqueando o acesso; - Verifique se dentro das propriedades do certificado na aba detalhes, a opção Requerente consta CN=RazaoSocial:CNPJ da sua empresa. |
Para retificar uma operação é necessário acessar a página do Sistema e-FRETE utilizando uma Chave de Acesso GRATUITO ou certificado digital (e-CPF ou e-CNPJ) com as credenciais esperadas pelo sistema. Após logar no Sistema e-FRETE no menu Contratante opção Lista de Operações. Preencher o número do CIOT no campo com mesmo nome e clicar em Filtrar. Será remetido a tela com detalhes da operação. Clicar no botão Operações para o CIOT e selecionar a opção Retificar este CIOT. Agora só seguir os passos indicados na tela para concluir a retificação. |
Acesse a página www.efrete.com No menu superior à direita clique na opção em vermelho ENTRAR e selecione Chave de Acesso GRATUITO, selecione a Chave de ACESSO GRATUITO ou Certificado Digital (e-CPF ou e-CNPJ) correspondente e confirme. Na tela de "Operações que sou Contratante" digite o número do CIOT no campo "CIOT" e clique em Filtrar. Na tela de Detalhe do frete que será exibida clique no botão em azul "Operações para o CIOT" e selecione a opção "Cancelar este CIOT". Preencha os campos na página para concluir o cancelamento. A Chave de Acesso GRATUITO ou Certificado Digital deve ser correspondente a empresa que fez a declaração das operações e respeitar o prazo de cancelamento da ANTT. Em caso de dúvidas durante o cancelamento consulte a opção "Ajuda" no menu do topo da página. |
Foi necessário contato com a empresa para confirmação dos dados o qual não teve sucesso devido ao cadastro incompleto. Mediante a isto o sistema automaticamente realizou um bloqueio do cadastro até que entrem em contato para atualização cadastral. |
INFORMAÇÃO: *** O acesso com usuário e senha na página do Sistema e-FRETE é EXCLUSIVO para Rede Credenciada (Ex.: Postos, conveniências). *** Caso não lembre sua senha e/ou queira cadastrar uma nova na mesma tela que informa se CPF e Senha existe uma opção "Esqueci / Não tenho uma senha". Clique nesta opção e siga os passos orientados para cadastrar uma nova senha. Será necessário ter acesso ao e-mail informado no cadastro do usuário no Sistema e-FRETE para ter acesso ao link de confirmação e alterar a senha. Recomendamos realizar o acesso pelo Google Chrome ou o Mozzila Firefox, atualizados, por melhor renderização da página e suas funcionalidades. *** O acesso para Contratantes de Frete (Transportadoras, embarcadores, etc) na página do Sistema e-FRETE é através do uso de Chave de Acesso GRATUITO ou CERTIFICADO DIGITAL, o usuário e senha apenas poderá ser utilizado através de um Sistema Integrado (Sistema de gestão, ERP, TWS, etc) *** |
Já existem 2 CIOTs com o TipoViagem TAC-Agregado em aberto entre a Transportadora Contratante e o TAC Contratado. Para poder declarar um outro CIOT com o TipoViagem TAC-Agregado é necessário encerrar um dos CIOTs em aberto primeiro. Este TipoViagem cria um vinculo de exclusividade entre o Contratante e a placa do veículo do Contratado enquanto houver um CIOT em aberto, não podendo transportar para nenhuma outra transportadora. Caso o perfil das operações não deveriam ter essas características verifique se não deveria estar usando o TipoViagem Padrão. Maiores informações no link da ANTT: http://portal.antt.gov.br/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=7909 |
Mensagens com [ANTT] são respostas enviadas pelos servidores da própria ANTT. O Transportador informado está agregado a uma ETC através da geração de um CIOT com TipoViagem TAC-Agregado. Quando é emitida uma operação com esse TipoViagem é feito um vinculo de exclusividade entre as placas dos veículos e o Contratante (Transportadora) que gerou o CIOT. Os Veículos deste Contratado ficam vinculados a empresa contratante não podendo serem utilizados na geração de operações por nenhuma outra empresa até que o CIOT seja encerrado. Para Contratados que possuem veículos que são contratados por diferentes Transportadoras deve ser utilizado o TipoViagem Padrão o qual não realiza esse tipo de vinculo na frota do Contratado. Para informações sobre CNPJ do Contratante vinculado e Data de Fim do vinculo: https://consultapublica.antt.gov.br/Site/ConsultaCIOT.aspx |
A Chave de Acesso GRATUITO ou Certificado Digital (e-CPF ou e-CNPJ) não está disponível na máquina. Se essa máquina já fazia acesso ao sistema utilizando uma Chave de Acesso GRATUITO ou Certificado Digital fechar totalmente o navegador e tentar novamente. Navegador recomendado Google Chrome. Dificuldades contate o suporte. |
A máquina não possui uma Chave de Acesso GRATUITO ou um Certificado Digital (e-CPF ou e-CNPJ) instalado, o Navegador utilizado não possui acesso a Chave de Acesso GRATUITO ou ao Certificado Digital (recomendamos o uso do Navegador Google Chrome) OU o Certificado Digital não possui as credenciais esperadas pelo Sistema. Visite www.receita.fazenda.gov.br/acsrf/LeiautedeCertificadosdaSRF.pdf Item 3.1.12 sobre detalhes esperados na CN. |
É necessário acessar a página do Sistema e-FRETE de uma máquina que possua disponível uma Chave de Acesso GRATUITO ou o Certificado Digital (e-CNPJ) da Transportadora e seguir os passos: 1) na página do Sistema e-FRETE (www.efrete.com) Clique no canto direito superior do menu na opção "Entrar" e selecione "Chave de Acesso GRATUITO" (Transportadoras via página acesso apenas por Chave de Acesso GRATUITO ou certificado digital), escolha o certificado correspondente e clique Ok. 2) Na tela de Operações que sou Contratante informe o Número do CIOT e você será remetido a tela com o Detalhe da operação. 3) Na tela com os Detalhes da operação clique no Botão em azul "Operações para o CIOT" e escolha a opção "Encerrar este CIOT". 4) Nas próximas páginas informe os dados solicitados para concluir o encerramento. 5) Para um CIOT ser encerrado é necessário que seja informado ao menos UMA viagem e UM pagamento desta operação. |